Sei que o tema do blog não é política nem polêmicas, mas vou me valer da última palavra do nome do mesmo para fazer mais uma postagem fora do foco central. O motivo que me leva a este "desatino", é a minha indignação diante do que algumas pessoas estão fazendo com o deputado Jean Wyllys.
Tenho acompanhado num jornal impresso do qual sou assinante, declarações de um colunista que insiste em jogar a opinião pública contra o deputado. Devo esclarescer, logo de início, que não sou amiga de Jean Wyllys, não o conheço e acrescento que o que temos em comum é o fato de termos sido concorrentes numa edição do Prêmio Braskem de Litaratura, do qual ele saiu, merecidamente, vencedor e, também, temos em comum uma amigo: Valdeck Almeida de Jesus. Fora isso, somos completos estranhos um para o outro.
Jean Wyllys é acusado de chamar o povo brasileiro de ignorante. Ignorante no sentido literal da palavra: o de desconhecedor de alguma coisa. Eu, que também sou "povo brasileiro" e que assisti, tanto ao video em questão quanto à entrevista que ele deu à Marília Gabriela no canal GNT, não me senti nem um pouco ofendida. Até porque, sou ignorante mesmo, em muita coisa. Principalmente no que diz respeito à essa politicagem que aí está. O resultado é escândalo após escândalo, ao que se segue de um abafamento total do assunto, desde tempos de outrora. Afinal, a corrupção já está enraizada em nossa cultura.
Com certeza o deputado Wylliys tem, agora, acesso a informações que nunca teve enquanto cidadão comum, o que lhe dá autonomia para falar sobre ignorância no que se refere a assuntos que não é de conhecimento de todos. Podemos ser ignorantes em muitos assuntos, nós, povo brasileiro, mas não somos burros. Por isso, podemos ver claramente que há um jogo de interesses e de manipulação para que as palavras de Wyllys se voltem contra ele. O preconceito e a discriminação estão muito presentes nos ataques contra Wyllys, que além de gay, é nordestino. E ninguém venha tentar me convencer que a imprensa é cega e surda para credos, cores, etnias e opções sexuais. Por trás de cada linha impressa nos jornais, de cada programa de auditório, de cada novela, tem uma pessoa com suas própria opiniões e ideologias e que, com certeza, não é imparcial e neutra. Um exemplo muito claro e simples é o da pessoa que postou o vídeo no You Tube, que fez questão de usar o termo "ex-bbb" ao invés de deputado (função atual de Wyllys) e de afirmar que ele chamou o povo brasileiro de ignorante, já induzindo o internauta a assistir o vídeo em oposição ao deputado.
Enfim, nunca gostei de injustiça e acredito mesmo que Wyllys está sendo injustiçado. Por isso, sou solidária e admiro a postura dele reiterando suas palavras e não se deixabdo intimidar pelos que querem sua derrota.
Acredito que eu, Wyllys e o povo brasileiro estamos do mesmo lado.
Realmente, Aline, no fundo, no fundo, o preconceito impera.
ResponderExcluirBelo e fundamentado texto. Parabéns!
Valdeck Almeida de Jesus
Poeta, Escritor e Jornalista
www.galinhapulando.com
Realmente existe uma jogada política imperando nesse assunto e o povo brasileiro que se sente ofendido pela declaração de Willys certamente é iginorante no desconhecimento do signifacado da palavra.
ResponderExcluirLuci