Busque neste blog

Série Messiah não terá continuação



A polêmica série Messiah, original da Netflix, causou muito alvoroço por tratar daquela que talvez seja a pessoa mais conhecida no mundo: Jesus Cristo.

A série tinha  várias intenções, é claro, além de mexer na questão da divindade de Jesus. Somos levados a questionar a fé ou ausência dela, a certeza que temos sobre coisas que pouco compreendemos e até mesmo sobre estar ou não em uma religião. 

Por diversas vezes ao longo da trama somos desafiados a responder a uma pergunta que é feita desde o início: ele é o filho de deus, uma segunda aparição, um retorno de Jesus ou um farsante, um charlatão? Ninguém se atreve a responder, uma vez que há indícios que podem levar a resposta tanto para um caminho quanto para o outro. 

Talvez, a resposta a essa pergunta seja outra pergunta: isso importa? Para mim não importaria se estivéssemos falando sobre o jesus histórico que conhecemos, que espalhava palavras de amor e solidariedade por onde passava. No entanto, se tratando do "Jesus" da série (ele não se autointitula assim, apenas diz que está fazendo o trabalho do pai dele ou que está com Deus) a resposta importa porque a mensagem que ele leva não é a mesma que Jesus levava. Jesus não ludibriava as pessoas, não pegava em armas e nem usava de violência para resolver questões, o que faz com que esse "messias" não nos convença como santo ou acima das questões mundanas. Pelo menos, para mim não convenceu. Não consegui ter empatia com ele em momento algum.

No entanto, o cancelamento da série me parece prematuro, apesar de não ter vislumbrado nela uma série de muitas temporadas. Chegaria, no máximo, a uma terceira se forçassem a barra. O problema é que a série não teve desfecho. A pergunta que se fazia desde o início, brincando com o espectador, não foi respondida, o que causou grande frustração com o final da primeira temporada e mais frustração ainda com o cancelamento da série.

De qualquer for, como praticamente toda série e filme que está aqui no blog, ela está recomendada por nos prender e nos fazer refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber sua opnião, então, comente! Em breve publicarei seu comentário!