Busque neste blog

Filme O poço

      O filme "O poço", lançado recentemente pela Netflix, tem causado polêmica porque trata de questões profundas sobre o ser humano.
    O filme mostra diversas pessoas que se submeteram, aparentemente de forma voluntária, a uma experiência onde ficariam presas por alguns meses sem saber o teor da experiência.
       Uma vez lá dentro, no poço, que nada mais é que muitos cubículos dispostos  uns sobre os outros onde uma plataforma quadrada fica no centro, descendo com alimentos para os que estão em isolamento.
     No "poço", eles recebem um banquete cuidadosamente preparado por chefs e lindamente montado para descer, desde a primeira plataforma, até a ultima. Só descobrimos quantas plataformas existem lá para o final do filme.
        O que acontece dentro das plataformas é um retrato do que se passa na sociedade capitalista em que vivemos. Pessoas que não tem nenhum senso de coletividade e pensam apenas em si mesmas.
       O filme é tenso e pesado, mostrando o comportamento humano na sua pior forma. O que há de bom com relação a isso é o protagonista, Goreng (interpretado por Ivan Massagué) um homem que decidiu ir para lá para parar de fumar e levou o livro de Dom Quixote de La Mancha. Interessante notar que esse protagonista parece com o Dom Quixote, tanto física quanto psicologicamente, uma vez que é ingênuo e tem grande senso de justiça.
       Várias são as questões que o filme levanta: justiça social, egoísmo, solidariedade e esperança. Além dessas discussões, há a forma como a trama foi construída, com tensão distribuída na medida certa, mantendo o interesse do espectador durante todo o tempo.
      Detalhes como como as pessoas foram parar lá ou como mudam de níveis se tornam irrelevantes, diante do tipo de discussão que o filme pode gerar.
        Por tudo isso, o filme está super recomendado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber sua opnião, então, comente! Em breve publicarei seu comentário!