Busque neste blog

As "verdades" da bíblia

     Para tentar amenizar as más impressões que tenho sobre os textos bíblicos, decidi pegar o exemplar que ganhei de presente para reavaliar  meus conceitos sobre a bíblia.
     Porém, logo no começo me veio uma certa repulsa, ao ler o início de gênesis. Quem escreveu, não tinha a menor noção de física ou astronomia.
     "No princípio, Deus criou o céu e a terra". Céu é uma noção terráquea, já que o céu (azul e com nuvens) só pode ser visto da terra. Se Deus criou a terra, ele estava lá no espaço e de lá não vê céu nenhum. Essa noção de céu, ainda que ilusória, é de quem está aqui embaixo.
      Em outra passagem: "... E Deus separou a luz das trevas: à luz chamou de "dia" e às trevas chamou de "noite". Aí fica mais claro o completo desconhecimento sobre o sol e sobre o movimento de rotação que a terra faz em torno do seu próprio eixo.
      Bem, por falta de tempo e paciência para discutir esses e outros absurdos, vou parar por aqui e deixar claro que não aceito as "verdades" bíblicas, mas que também não condeno os que nelas acreditam, afinal, a bíblia tem muitas passagens edificantes, instrui para o bem e ensina conceitos como moral, bondade e justiça aravés de exemplos, ainda que esses exemplos sejam fictícios. Mesmo assim, o aprendizado sempre é válido.
    Os textos bíblicos nunca me convenceram nem conquistaram minha credibilidade por já começar com absurdos, mas respeito a bíblia por ser o livro que mais influenciou pessoas no mundo todo por tanto tempo e por ainda continuar a se perpetuar, mesmo com o avanço científico e tecnológico que alcançamos.
     Eu não consigo conviver com duas verdades antagônicas, como a maioria das pessoas, que creem que a terra tem mais de 4 bilhões de anos e, ao mesmo tempo, que Deus a criou em 7 dias; que a gente se reproduz através do ato sexual; mas que Deus criou o homem do barro e a mulher de uma das suas costelas; que nós, seres humanos quando morremos, apodrecemos, somos comidos por germes, viramos ossos que viram pó e seremos julgados por Deus ressucitando naquele mesmo corpo que virou pó, enfim... não dá para mim.
     Para que não me julguem atéia, devo dizer logo que, como grande parte da população mundial, creio em Deus, mas Deus para mim é uma energia inteligente (por falta de uma definição melhor) concordando com Darwin quando ele admitiu existir um planejamento inteligente na criação e evolução do nosso planeta. Porém, assim como os kardecistas, creio que nós ainda não temos capacidade mental para compreender a natureza de Deus e, por isso, toda discussão em torno disso é inútil, já que seria ignorante debatendo com ignorante, cada um com sua "verdade".
     Se pararmos para analisar e lembrarmos que nossos ancestrias não tinham nem metade das capacidades mentais que o homem moderno tem, que viviem para caçar e comer, sobrevivendo e evoluindo com o passar de centenas e milhares de anos, descobrindo os recursos naturais do nosso planeta e aprendendo a usá-los; aprendendo a cultivar, a descobrir minerais, passando pela era industrial e chegando à era tecnológica dos dias atuais. E assim, evoluiremos ainda mais em todos os sentidos, inclusive na capacidade de compreender Deus, origem da vida, morte e tantos outros mistérios que nos rodeiam.
     Por fim, resumindo o que fiz ao começar a ler a bíblia, parei na segunda página, pus ela de volta em seu lugar na estante e fui matar as saudades do meu "livro dos espíritos", que responde com coerência aos meus questionamentos (não todos, claro) e não me decepciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber sua opnião, então, comente! Em breve publicarei seu comentário!