Busque neste blog

Eleições 2010, mais uma "Festa da Democracia"

Chegou a época mais irritante do ano eleitoral: a hora das propagandas.
É hora de assistir a falsas promessas (algumas verdadeiras, mas esquecidas ao longo do tempo) ditas por candidatos ávidos por conquistar votos. Depois do horário eleitoral gratuito na TV, vem a panfletagem, a poluição visual e sonora e a chamada "boca de urna", proibida, mas atuante, firme e forte.
Somos assediados da hora em que saímos de casa até o local de votação. Após a votação, continuamos a ser assediados, pois uns não percebem que já votamos, outros não se importam, pois querem mesmo é se livrar dos milhares de "santinhos" pelos quais foram pagos para espalhar.
Em geral, é a classe menos favorecida a escolhida para esse árduo trabalho. Ficar horas a fio espalhando panfletos aos transeuntes eleitores, de candidatos nos quais eles mesmos não acreditam, mas estão ali para ganhar uns trocados. Essas pessoas não têm consciência política, pois, se tivessem, jamais prestariam serviço a candidatos sujões e irresponsáveis. Eles sabem que "boca de urna" é crime, mas pagam para que ela exista. Se eles não cumprem a lei nem durante a campanha, imagine quando já eleitos? O que esperar de um candidato desses?
E a questão do meio ambiente? Tanto papel espalhado nas ruas à espera da limpeza urbana do dia seguinte. Nessa hora tenho pena do pessoal que cuida da limpeza urbana. E da natureza também, pois esse montante de papel não será reciclado, infelizmente.
Nesse circo que é a "festa da democracia" perdem os políticos que gastam com a propaganda (mas esses sempre são ressarcidos de alguma forma), sofre a população com o estresse e a sujeira e ganham as gráficas, que, juntas, faturam milhões.
Aos eleitores, que gastam dinheiro para chegarem aos seus locais de votação, perdem seu dia de merecido descanso semanal ou, ainda, são obrigados a trabalhar gratuitamente nas eleições , resta a esperança de que meia dúzia, dentre os milhares de candidatos brasileiros, ao serem eleitos, cumpram pelo menos um terço do que foi prometido em campanha.
Essa é a realidade da política no Brasil, onde especialistas políticos bem educados usam termos como "desencorajadora" para definir a punição da corrupção na política brasileira. Esperamos que a Lei da Ficha Limpa venha para melhorar a imagem da política nacional e nos dar mais esperança de um futuro sem corrupção, onde o dia de ir às urnas seja realmente uma "festa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber sua opnião, então, comente! Em breve publicarei seu comentário!