Busque neste blog

Tropa de Elite 2


São pouquíssimos os filmes que assisto e que me dou ao trabalho de escrever alguma linha a respeito. Ou não vale à pena o esforço ou não tive tempo e acabei esquecendo. Por isso, o filme Tropa de Elite 2 é, de fato, um privilegiado, já que me arremessou ao teclado para fazer uma pequenina resenha.

A primeira coisa que pensei qundo vi o anúncio da continuação foi: "Ótimo! Mais um filme bom que será estragado pela continuação". Mas depois que vi o treiller, comecei a considerar melhor minha idéia pré-concebida.

Algumas coisas não mudaram na "forma" de fazer o filme. Continua tendo o protagonista como narrador, continua violento e continua seguindo a linha do anti-herói com seus conflitos pessoais. O Capitão Nascimento não é bom moço nem politicamente correto, mas também não é corrupto. Procura sempre a justiça, ainda que esta venha por caminhos tortuosos e incorretos, mas é fiel às suas crenças, amigos e ideais.

O que mais marca nessa continuação de um dos filmes mais polêmicos do nosso país, é a denúncia da corrupção que vai até as esferas mais altas do poder estatal e que contamina um órgão vital para a segurança da sociedade: a polícia. Polícia e política se misturam de uma forma torpe, assombrosamente cruel. A busca pelo dinheiro e pelo poder em ambos os lados, faz aflorar o lado mais sombrio e feio do ser humano. Além de mostrar como funciona um sistema corrupto e cruel, existe na trama os problemas pessoais do Capitão Nascimento e sua relação com um dos seus pupilos, o Matias, e a questão dos Direitos Humanos, defendidos por ativistas como o personagem Fraga.

O diretor José Padilha está, realmente, de parabéns, pois dirigiu com maestria o filme, não desmerecendo o talento de atores como Wagner Moura, André Ramiro, Irandhir Santos, Milhem Cortaz, André Mattos entre outros. Se para o Capitão Nascimento "missão dada é missão cumprida", Padilha seguiu à risca a recomendação do personagem e cumpriu a missão de fazer de Tropa de Elite 2 mais uma empreitada bem suscedida. E tudo indica que a história não pára por aí. Quem sabe é hora de desenvolver as trilogias no cinema nacional?

2 comentários:

  1. Boas consederações. Mas, infelizmente, ouvi dizer que não vai ter continuação. Talvez seja melhor ficar por aí mesmo, afinal, em time que está ganhando não se mexe, né?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. particulamente não gosto de filmes nacionais, mas deste dois e auto da compadecida me dão esperança que podemos fazer filmes bons, gostei de sua analise sobre o filme mas pra mim o final podeira ser melhor, com todos aqueles corruptos sendo presos, sabemos que só em filmes ou em sonho, mas esperança fica em nossos corações de um pais melhor. abraços

    ResponderExcluir

É muito bom saber sua opnião, então, comente! Em breve publicarei seu comentário!