Busque neste blog

Política e gargalhadas

 Olá!

Peço licença para, mais uma vez, fugir do tema do blog e falar sobre política. O Brasil está vivendo um novo momento político. Não só porque temos uma nova eleição para prefeitos e vereadores, mas por muitas outras razões. Temos uma Presidenta pela primeira vez, temos uma visão política melhor (não a ideal ainda) do que tínhamos há dez anos, temos em vigor a lei da ficha limpa, finalmente uma CPI condenou alguns réus, dentre outros pequenos e insólitos avanços.
Muita coisa mudou, mas ainda há muito o que mudar. Os candidatos ainda se candidatam pelos mesmos motivos que levaram outros a colocar a política do nosso país no nível excremental e vexamista em que está, servindo de xacota em países mais desenvolvidos e livres do cancer da corrupção.
O motivo é o mesmo: dinheiro público fácil. Isso está tão estampado em suas caras nos cartazes em que exibem seus sorrisos falsos, cheios de promessas vazias, que muitos simplesmente dizem na cara-de-pau que querem mesmo é "mamar" nas tetas do governo. 
Existem coletânias de vídeos classificados como humor em que esses nada respeitáveis candidatos se exibem de forma ridícula, enxovalhando a inteligência dos possíveis eleitores, deixando claro com suas vestimentas inadequadas, musiquinhas infames e discursos grotescos que não querem nada além de receber seus gordos salários para fazerem nada, pois, a maioria nada sabe sobre políticas públicas ou mesmo sobre a função do cargo a que está se candidatando. Eu, particularmente, não consigo mais rir desses esdrúxulos candidatos. Fico mesmo é triste por ver a corrupção seer tratada com tanta banalidade. Quem já foi humilhado num hospital público por falta de atendimento ou material porque o dinheiro foi desviado não deveria rir dessa banalização.
Democracia uma ova! No Brasil, para ocupar um cargo político o critério de seleção deveria ser igual a qualquer outro cargo público: formação adequada e concurso. Talvez não acabasse de vez com a corrupção, mas pelo menos teríamos pessoas mais preparadas e que, talvez, se preocupasse mais com a educação no país.
Mas o problema da corrupção é antigo e está enraizado porque nós mesmos não nos assumimos corruptos. Criticamos quem está no poder mas nos corrompemos quando furamos uma fila, ficamos com um troco dado a mais, fazemos a chamada "roubadinha" no trânsito, ficamos com o celular porque foi achado na rua, enfim, essas pequenas coisas que muitos acham comum e  inofensivo faz de nós o que somos. Até que ponto somos ou não corruptos? Quando levar vantagem é condenável e quando é compreensível? É algo difícil definir.
Enquanto isso, não voto em ninguém pois ainda não existe um candidato que eu conheça o suficiente para merecer meu voto. Seria uma grande forma de protesto se todos fizessem o mesmo, mas parece que isso é tão utópico quanto o fim da corrupção no nosso país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber sua opnião, então, comente! Em breve publicarei seu comentário!