Busque neste blog

As “lixonovelas” da Globo




Foi-se o tempo em que as novelas da Globo prestavam, a exemplo de novelas como Tieta e O clone. Cenas são elaboradas não com objetivo de entreter ou divertir o público, mas com intenção de vender um livro, um cosmético, um carro...
Hoje, o talento dos atores ficou em segundo plano, assim como a qualidade do que se assiste. Cenas que tentam ser engraçadas, mas que fracassam pela falta de criatividade e excesso de repetições de frases sem graça e sem sentido que tentam empurrar ao espectador goela abaixo para que o mesmo a repita numa tentativa ridícula de mostrar que a emissora ainda é líder de audiência. De fato o é, mas não como antes. Graças à disseminação da internet e de um maior acesso aos canais fechados por parte da população de baixa renda.
O pior é saber que a emissora tem condição de produzir tramas de qualidade, a exemplo de minisséries como Os Maias, O primo Basílio e outras que, ainda que tendo como base textos literários fantásticos, tiveram a dedicação e talento dos atores, altos investimentos em cenários e figurinos e direções competentes. Ainda que sejam programas de formatos diferentes, pois a série é menor e tem mais tempo para elaboração e a novela é trama de dinâmica rápida, mas que dura mais tempo na tv, ainda assim, não vejo motivo para não se investir na qualidade das novelas. É uma pena, já que a maioria da população ainda depende da tv aberta para se entreter à noite.
Por isso deixo uma dica maravilhosa para quem não aguenta mais ver essas “lixonovelas”: Leia um bom livro. Se não puder comprar um, peça emprestado; alugue numa biblioteca, enfim.
Tem gente que compra um tênis de 200 reais, mas acha um livro de 40 caro. Tem quem gaste 50 reais em cerveja, mas acha caro um livro de 15 ou pagar 10 num ingresso de cinema. Um livro pode lhe fazer conhecer novas culturas, lugares e ideias diferentes. Um filme pode lhe dar outras formas de ver a vida.
Quem afirma categoricamente que não gosta de ler é porque nunca se permitiuser conquistado por um bom livro.

Aline Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber sua opnião, então, comente! Em breve publicarei seu comentário!